X
X

Riscos e vantagens de empreender no mercado de seguros

Caroline Borba 14 de Outubro de 2022

Riscos e vantagens de empreender no mercado de seguros


Entrada de novas tecnologias aumenta disputa no setor

 

A autorregulação dos corretores foi uma das movimentações da área que mais trouxe mudanças para o mercado de seguros nos últimos tempos.

 

A transformação social vivida pelo mundo todo por conta da pandemia também deixou suas marcas e abriu espaço para novas possibilidades.

 

Em meio a tudo isso, startups surgiram com plataformas digitais e tecnologias de serviços de seguro e corretagem, ampliando a concorrência.

 

A saída para a sobrevivência no cenário que se formou foi empreender, uma decisão que assustou, mas também impulsionou muita gente diante da probabilidade de obter sucesso a frente do próprio negócio – no estilo mete a cara e vai com medo mesmo.

 

Afinal, é diante das situações de crise que empresas e profissionais se transformam e com os corretores isso não seria diferente.

 

Dentro deste novo normal, o jogo segue se tornando cada vez mais disputado, por isso é essencial que antes de bater o martelo, tanto os entusiastas, como os mais ponderados, estejam cientes dos riscos e vantagens que se descortinam para quem investe numa companhia de seguros.

 

Vamos falar mais sobre isso?

 

Antes de abrir as portas de um novo empreendimento, é preciso entender o que está acontecendo com o mercado das seguradoras.

 

Só assim será possível definir um plano de ação que facilite o início das atividades, com o mínimo de custos e o máximo de excelência no atendimento.

 

A fórmula do sucesso, no entanto, não consiste apenas em encontrar o equilíbrio entre estes dois pontos, requer também uma boa dose de disposição para realizar tarefas difíceis ou fora do comum. Começa aí a longa jornada das tomadas de decisões.

 

Vantagens em abrir uma seguradora

 

Se você já conhece o mercado e sabe o quanto de retorno financeiro o negócio pode te proporcionar, lamentamos informar, mas isso não é tudo.

 

No momento de empreender, seja numa empresa própria ou franquia, é preciso analisar as vantagens e riscos que se revelarão pelo caminho. Vamos, então, começar pelo lado bom: os benefícios!

 

1) No caso da aquisição de uma franquia, o empreendedor tem acesso a todo conhecimento, valor e credibilidade que a marca alcançou no decorrer dos anos. Isso significa que ao invés de batalhar por espaço neste setor tão disputado, o franquiado já inicia suas atividades com um nome consolidado;

 

2) Os novos tempos possibilitaram que os clientes descobrissem que os seguros não cobrem apenas morte, mas também acidentes, sinistros e até oferecem assistência 24h em caso de panes elétricas e mecânicas nos carros, o que amplia o número de interessados a serem prospectados;

 

3) Franqueadoras comercializam suas franquias com um plano de ação testado e aprovado, o que entrega tranquilidade ao franqueado, além de garantir todo o apoio para implantar e operar o negócio, desde a parte burocrática até o lançamento da unidade.

 

Conhecendo os riscos de empreender neste mercado

 

Você que sonha em ter o próprio negócio e conquistar assim a independência financeira, já deve ter ouvido alguma vez na vida a expressão de que “nem tudo são flores”.

 

Por isso a gente já adianta: investir em uma seguradora também tem seu lado arriscado.

 

Empreender pode ser muito prazeroso, contudo, é preciso estar disposto a sair da zona de conforto e encarar os desafios que virão pela frente.

 

Por isso, já adiantamos os dois principais riscos abaixo:

 

1) É preciso seguir à risca as orientações da franqueadora, tanto no que diz respeito a implantação, como de operação, restringindo a flexibilidade de atuação. Qualquer divergência pode trazer prejuízos e até mesmo levar a rescisão do contrato;

 

2) O empreendedor precisa estar preparado para lidar com ganhos variados, principalmente no início das atividades. Afinal, ter um negócio próprio é isso: não saber quanto irá receber no mês;

 

3) O franqueado tem a liberdade de escolher a região em que deseja atuar, mas precisa fazer isso de modo planejado. Muitas vezes, a decisão por determinada cidade pode não ser a opção mais adequada, se já existe no município outro franqueado. Estude as possibilidades de localização para ser mais assertivo na seleção.

 

Por fim, é importante dizer que empreender, apesar das incertezas, traz também suas vantagens, principalmente para aqueles que gostam de desafios e têm objetivos de vida claro.


Pode demorar até que os resultados apareçam, mas quando existe dedicação e trabalho o sucesso vem!

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Guia prático para fazer a sua gestão de frotas

14 de Outubro de 2022

Posts relacionados

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.