IPVA 2022: Entenda como o imposto ficará mais caro neste ano
IPVA 2022: Entenda como o imposto ficará mais caro neste ano
Valor deve disparar, quando comparado a 2021; Saiba como é calculada a cobrança do imposto
Todo final de ano é assim: você faz uma retrospectiva do que aconteceu e faz planos e projeções para os próximos 12 meses que estão prestes a começar.
Mas se o assunto for contas a pagar, mais especificamente impostos a pagar, o clima já não é tão amistoso. Já parou para pensar em como deve ser o valor do IPVA 2022?
No artigo de hoje vamos detalhar algumas previsões certeiras sobre como o valor do imposto deve ficar bem mais caro do que em 2021.
Como funciona o IPVA?
O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, foi instituído em 1986 e é pago somente por quem possui veículos. Donos de carro, motos, caminhões, ônibus e demais veículos automotores registrados. Sim, estamos falando até mesmo de tratores.
Primeiramente, após o pagamento do imposto, esse valor é direcionado para a Secretaria da Fazenda do seu Estado e é dividido em 3 partes. Dessa forma, 40% fica com o governo estadual, 40% para o governo municipal e 20% para o FUNDEB, que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Como o IPVA é calculado?
A cobrança é baseada no valor venal do veículo, conforme a tabela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - e usando como base o mês de setembro do ano anterior.
Antes de mais nada, também é preciso explicar o que é o valor venal. Estamos falando de uma estimativa feita pelo Poder Público sobre o preço de bens como veículos automotores.
Então, a alíquota do IPVA pode variar entre 2% e 4%, sendo que o proprietário do veículo deve pagar o imposto durante um período que varia entre 10 e 20 anos, sendo que tanto a alíquota, quanto o período são definidos por cada estado.
O IPVA 2022 será mais caro do que em 2021?
O processo natural é que todo bem, com o passar dos anos, acabe desvalorizando, certo?! Como o IPVA é calculado sobre o valor do bem, conforme explicamos, o esperado é que esse valor sofra diminuição em função da depreciação do bem durante o tempo que passou.
Porém, o valor do IPVA 2022 é calculado com base no mês de setembro de 2021, também conforme já explicamos. Considerando o cenário deste ano com a crise sanitária e econômica, temos uma indústria automotiva que diminuiu sua produção em função da pandemia e a exposição de funcionários nas fábricas, encarou a falta de matéria-prima e a desvalorização da nossa moeda.
Só para se ter uma ideia, a Fipe indica que entre os meses de fevereiro de 2020 e julho de 2021 os veículos novos tiveram uma alta de 19,9% ao longo desses 17 meses. Já os seminovos subiram 24,4% durante o mesmo período.
Ou seja, adquirir um veículo ficou bem mais caro do que antes - e também mais demorado, já que o ritmo da produção foi prejudicado. Esse efeito dominó também recaiu sobre os seminovos, que a pronta entrega podem ficar até mesmo mais caros do que o modelo equivalente novo.
Então, temos carros novos mais caros e mais difíceis de comprar e carros seminovos igualmente mais caros. Isso significa que essa supervalorização faz com que o seu IPVA fique mais caro no ano que vem.
Simulação da cobrança do IPVA 2022
Sim, você consegue se antecipar e descobrir quanto pagará no IPVA 2022. Basta seguir esses passos:
1. Consulte no site da Fipe o valor do seu veículo no mês de setembro. Para essa consulta é preciso informar o modelo do veículo e o ano de fabricação.
2. Multiplique esse valor pela alíquota do seu estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a alíquota para automóveis é de 3%. Já para caminhões e ônibus a alíquota cai para 1%.
3. Faça a divisão desse valor por 100 e aí você tem o valor que será cobrado pelo imposto no ano que vem.
Confira a tabela de alíquota média de cada estado brasileiro:
Agora que você já sabe como deve ser a cobrança do IPVA 2022, garanta a sua segurança e a segurança do seu veículo de passeio com o Delta 24h, um pacote de serviços contratado sem burocracia, fácil, online e com todas as informações na palma da mão.
Quer receber nossos conteúdos?