Corretor de Seguros: como vender mais ampliando a atuação no mercado?
Corretor de Seguros: como vender mais ampliando a atuação no mercado?
Destacar o
custo-benefício é uma das principais chaves para gerar bons negócios
Não existe mágica ou uma receita de
bolo 100% efetiva para que corretores aumentem suas vendas de seguros. A solução tão óbvia é a que continua
conduzindo para um caminho mais lucrativo: a ampliação da atuação no mercado.
Quando um cliente pesquisa por este
serviço, ele espera encontrar alternativas que ofereçam coberturas específicas e
que apresentem o menor preço, o que por si só, seria uma boa razão para o
aumento do leque de opções, se não fosse o fato de que o mais barato nem sempre
é a melhor opção de negócio.
A questão é: como alcançar o sucesso
trabalhando com um valor baixo deste segmento? A resposta para essa pergunta
depende do ponto de vista! O pessimista, por exemplo, responde logo de cara:
tem pouca gente interessada em comprar seguros e a maioria delas não quer pagar
caro por isso!
Já o corretor otimista vê neste
cenário a oportunidade perfeita de apresentar um custo-benefício atrativo, que
atenda às necessidades do consumidor, ao mesmo tempo em que leva proteção e
segurança para sua família ou empresa.
Com qual destes dois perfis de
profissionais você se identifica?
Pratique
a empatia
Seja empático e cuidadoso! Falar em
situações de riscos deixa muita gente desconfortável, ainda mais quando os
envolvidos são aqueles que nos são mais caros. Saiba explorar com humanidade e
respeito essa preocupação e certamente colherá bons frutos.
Mostre que o valor do seguro
representa muito pouco em relação aos inúmeros benefícios que ele traz. Isso é
trabalhar no psicológico do outro de forma positiva.
Afinal, escolher a melhor cobertura
não é uma tarefa fácil, uma vez que envolve riscos e questões emocionais, seja
no âmbito do trabalho ou relacionados a familiares. Por isso, pratique a
empatia ao recomendar uma seguradora ou outra.
Esteja disposto a solucionar dúvidas
e a auxiliar na escolha da opção mais adequada e cautelosa no momento da tomada
de decisão e não apenas com os lucros resultantes da assinatura do contrato.
Vamos
a prática?
Para que você possa vender mais
seguros através da ampliação da sua atuação no mercado, selecionamos algumas
técnicas que, aliadas a uma boa argumentação, tornarão suas vendas mais
efetivas. Confere aí:
1 – Conheça o mercado de seguros. Ele não é um
segmento para aventureiros! Ninguém obtém sucesso vendendo aquilo que não
conhece. Liste quem são seus principais concorrentes, os diferenciais que eles
oferecem e a forma de atendimento;
2 – Vender seguros requer conhecimento dos mesmos
passos do funil de vendas de qualquer outro produto ou serviço. Mantenha-se
atualizado com as melhores e mais atuais técnicas do mercado;
3 – Mapeie potenciais clientes. Prospectar qualquer
pessoa ou empresa torna as chances de ouvir um “Não” mais eminente. Defina com
qual público quer trabalhar e crie uma lista de contatos consistentes, o seu
funil dos sonhos, evitando a perda de tempo e energia com prospecções que não
irão em frente;
4 – Faça o consumidor perceber a grande quantidade de
riscos a que ele, sua família e seu negócio estão expostos diariamente, por
meio de uma assessoria adequada e sútil. Nunca use o terror mental ao invés das
ferramentas corretas;
5 – Encante! Ofertar uma apólice não é o suficiente.
Você precisa ir além e surpreender positivamente o cliente, mostrando a ele os
benefícios de adquirir a solução oferecida.
DICA
BÔNUS: Existe uma grande gama de
seguradoras em atividade no Brasil, tanto no segmento de seguros de automóvel,
como em outros setores da economia brasileira. Cada uma delas com uma proposta
e coberturas distintas. Aprenda a trabalhar com as diferenças realizando
cotações completas para apresentar as mais variadas opções aos seus clientes.
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