Como a gestão de motoristas afeta o resultado da sua frota
Como a gestão de motoristas afeta o resultado da sua frota
O controle e acompanhamento da jornada do profissional são determinantes para uma empresa que depende de seus veículos para os resultados finais
Pensar em uma gestão de frotas eficiente e na excelência do negócio como um todo também é pensar na gestão dos motoristas da empresa. O processo de controle da jornada dos profissionais aconteceu - e ainda acontece - de forma extremamente manual, o que pode dificultar a vida de quem necessita de dados com precisão, relatórios fáceis de analisar e checagem segura.
Como, então, é possível fazer uma gestão de motoristas de forma dinâmica, rigorosa e que dê resultados à sua frota?
O que diz a lei?
Conhecida como Lei do motorista, a Lei nº 13.103 colocou, desde 2015, parâmetros importantes para o controle da jornada dos trabalhadores desse setor, estabelecendo regras sobre horas trabalhadas e descanso, exame toxicológico, seguro de vida, dentre outras alterações. E uma jornada diferente exige um monitoramento diferente.
Porém, ainda hoje acompanhamos formas de controle, como o diário de bordo manual, por exemplo, que expõem a fragilidade dos processos.
Especialmente pela dificuldade de comprovação do que é registrado, algo que é importante tanto pela segurança jurídica dada à empresa, quanto pela garantia de segurança e conforto do trabalhador.
E é aí que a atividade de gestão de motoristas se mostra determinante para os resultados desejados de uma frota: se a rotina do seu motorista não vai bem, nada vai bem. Toda a forma de trabalho nas estradas e nas ruas influencia diretamente o desempenho geral, afetando também os elementos-chave para uma mercadoria, como a qualidade e o tempo de entrega.
A solução completa para gestão de motoristas
Empresas com sistemas de monitoramento completos conseguem atender a essa demanda de uma forma muito específica: o controle, que pode vir de diferentes canais, vai direto para a mão do gestor de frotas. Mas lembre-se: ter em mãos o relato do dia de um motorista pode se resumir apenas em dados vazios se você não souber ou não tiver como comprová-los e validá-los.
O mercado, hoje, consegue oferecer opções completas para essa gestão dos profissionais, como o uso do rastreador, que coleta os eventos durante o dia, para mostrar ao gestor como foi a jornada diária através de tabelas totalmente editáveis para que possa organizar as informações da forma que bem entender.
Outra possibilidade é o aplicativo de uso do motorista, por meio do qual ele irá relatar os eventos do dia, podendo contar, no mesmo app, com chat direto com o gestor da frota, botão para acionar assistência, dentre outras funcionalidades. E só melhora:
Algumas ferramentas, como é o caso do Delta Fleet, chegam a comparar as informações do aplicativo com os dados do rastreador para realizar uma auditoria dos eventos do dia e entregar as comprovações ao gestor responsável.
Além de todo o controle, com esse mesmo sistema é possível ter acesso, ainda, a um formato mais específico de relatório direcionado ao setor de Recursos Humanos da empresa, focado nas informações de horários e demais dados relevantes para o fechamento da folha de funcionários. Já imaginou tantos dados e relatórios em uma mesma plataforma? É possível!
Todas essas possibilidades modernas e especializadas servem para lembrar que a gestão de motoristas é um dos pilares de sustentação dos seus resultados: dá proteção ao gestor de frotas, garante proteção jurídica à empresa, torna tudo mais automatizado e comprovado, garantindo uma jornada segura e eficaz para profissionais e, é claro, para as entregas.
Saiba mais
Para saber mais sobre este e outros serviços para frotas, entre em contato com a Delta.
Para contato com a área comercial, ligue para (51) 4001-5885, ou Whatsapp (51) 3303-3883.
Clique aqui e nos chame no WhatsApp.
+ Do Delta Fleet
Quer receber nossos conteúdos?