Torre logística e a importância da sua tecnologia para o setor de agronegócio
Caroline Borba
18 de Maio de 2022
Torre logística e a importância da sua tecnologia para o setor de agronegócio
Entenda como essa ferramenta pode maximizar eficiências e reduzir custos
A atividade agrícola e a logística são parceiras de longa data e essa não é uma informação nova para ninguém. A novidade para alguns pode estar no fato de que a união de ambas é hoje um grande diferencial competitivo no agronegócio, uma vez que contribui para que gestores e empresários invistam em melhorias na cadeia produtiva.
A grande questão é que já não basta lançar a semente no chão, investindo em insumos e métodos de irrigação, sem que exista um pensamento estratégico sobre os processos logísticos, a fim de integrar ações na busca por redução de custos e aumento da produtividade.
Entendendo a importância da logística no agronegócio
Embora os fundamentos e a essência dos negócios do campo não tenham mudado no decorrer do tempo, é preciso compreender com profundidade como operações planejadas de armazenamento, transporte e distribuição, empregadas através da torre de controle logística, colaboram para o êxito da produção.
A modernização de processos, por meio da tecnologia que integra todos os processos da cadeia de suprimentos, permite que os gestores possam conhecer as condições mais favoráveis para a preparação da terra, produção, colheita, armazenagem, aquisição e transporte de insumos para o plantio, além da entrega final. Tomando assim, decisões que resultem em um alto nível de eficiência no gerenciamento do negócio, por meio de uma visão completa e em tempo real de todas as suas etapas.
É fato que poucos compradores se dão conta de todo malabarismo feito pelos administradores até que a mercadoria chegue aos armazéns dos clientes. Para quem está do outro lado do balcão, a discussão se resume em cláusulas contratuais, qualidade do produto, impostos e taxas a serem pagas. Porém, mesmo sem se preocupar com as etapas que antecedem a negociação, é o comprador quem paga pelo custo embutido de cada uma delas no valor final do produto.
Como a torre de controle logístico maximiza a eficiência e reduz custos operacionais?
A cadeia logística do agronegócio não está resumida apenas ao transporte, mas ao custo individual de todas as suas etapas, que evidencia a necessidade de atenção ao modelo de gestão e as tecnologias nele empregadas.
O uso de sistemas e ferramentas modernas de gerenciamento possibilita que o gestor planeje, monitore e controle as operações em tempo real e de forma totalmente online. Em resumo, esse recurso torna possível acompanhar uma operação mesmo a distância, por meio de equipamentos instalados no campo, não apenas no solo, mas também durante o transporte logístico, independente do modo como ele é realizado.
Qual o custo disso?
A popularização desta tecnologia tornou o seu custo de implantação acessível para todos os produtores rurais e CEOs do agronegócio, que desejam otimizar a gestão de suas operações. Fazendo da ferramenta que permite saber o que os equipamentos produtivos estão fazendo neste exato instante, em um recurso viável e capaz de trazer as informações para a palma da mão de seus administradores.
Quer ser capaz de medir o tempo produtivo de seus tratores, colheitadeiras e demais maquinários do campo, e assim economizar tempo e dinheiro? Comece investindo em tecnologia.
Quer receber nossos conteúdos?
Categorias: