Gestão de frota para máquinas agrícolas: Como funciona?
Gestão de frota para máquinas agrícolas: Como funciona?
Entenda como é possível utilizar a tecnologia a favor até mesmo dos trabalhos manuais no campo
Fazer a gestão de máquinas agrícolas enquanto a equipe está lá, em pleno serviço no campo, não parece ser a coisa mais fácil do mundo, certo?
Errado. Este texto aqui é para mostrar a você que mesmo nas atividades rurais a tecnologia pode agir a favor da gestão de frota e proporcionar mecanismos de controle dos equipamentos.
Vamos entender um pouco mais sobre como funciona o sistema que facilita o mundo do agronegócio?
Colheitadeiras, semeadeiras, pulverizadores e tratores.
Todo esse maquinário faz parte da rotina do empreendedor rural, da equipe de campo e da equipe de gestão.
O fato é que, além de garantir que tudo funcione corretamente, o gestor precisa ter um planejamento de médio e longo prazo.
Isso significa que ele pode buscar ferramentas para manter máquinas agrícolas em alta produtividade e preservar a longevidade dos equipamentos.
Precisão do rastreamento do Delta Fleet em uma máquina agrícola no local de plantio:
Garantir essa eficiência em máxima potência e, ao mesmo tempo, preservar a durabilidade do maquinário não é algo simples, especialmente se lembrarmos que, no agronegócio, tudo acontece lá no meio do campo.
A boa notícia é que a tecnologia chega também para ajudar as tarefas do gestor de frota agrícola:
É possível contar com sistemas inteligentes de gestão que ajudam a entender os melhores cenários para o trabalho rural e também como otimizar a jornada da equipe.
Um exemplo dessa revolução tecnológica no campo, o Delta Fleet - maior e mais completa plataforma de gestão de frotas da América Latina - já pode ser usado por gestores de frota desse ramo, aplicando às suas necessidades e à sua realidade.
E tudo começa na configuração da política de frota. É nesse momento que o gestor organiza o sistema de acordo com o seu cenário ideal.
Dessa forma, é possível registrar os parâmetros de condução, que vão garantir ao gestor o controle e alerta de tudo aquilo que fugir do seu padrão.
É desse jeito, explorando rastreamento e telemetria, que o Delta Fleet emite alertas caso o maquinário tenha movimentação fora do horário ideal e mostre quanto tempo permaneceu em atividade, através do horímetro.
Além do horário, também é possível trabalhar no campo com cercas digitais para que a máquina não ultrapasse seu trajeto estipulado, favorecendo o controle da área de plantio e, ainda, os limites da propriedade.
Veja outras situações em que o Delta Fleet atua em sintonia com o cotidiano do campo:
Plantios com velocidade determinada: para os casos de plantios que devem ocorrer com a máquina a 12 km/h, por exemplo, o sistema ajuda a controlar se, porventura, o condutor não irá acelerar e realizar o trabalho fora da velocidade esperada,
- o que pode prejudicar o alcance de uma produtividade em nível máximo na hora da colheita;
Combustível: essa
logística requer um planejamento muito maior do que na cidade e, por isso, para abastecer no campo é preciso ter uma organização diferente, já
que os postos de combustíveis não estão muito próximos.
Neste caso, o motorista registra no sistema o abastecimento enquanto o gestor
de frota consegue controlar o consumo,
e comparar com a quantidade de combustível que ainda tem reservado para
utilizar, obtendo um cenário mais tranquilo para planejar a próxima reposição;
Manutenção
de veículos: controle de procedimentos de rotina no maquinário em que você
ajusta alertas para realizar manutenções, como a troca de óleo, por exemplo, a cada período de tempo determinado ou quilômetros rodados
O uso racional do maquinário agrícola passa por uma série de cuidados e a novidade do sistema de gestão aplicado a essa realidade no campo facilita a vida do gestor,
e garante um plantio assertivo e controle de resultados mesmo enquanto você e a sua equipe estão no meio da plantação.
Quer receber nossos conteúdos?