O que é eCAC e como usar?
Quando o assunto é resolver questões popularmente conhecidas como “burocráticas” cada vez mais os serviços digitais vão ocupando o lugar dos atendimentos presenciais. E o que poucos sabem é que diversos pagamentos, declarações, consultas e tantos outros serviços fiscais podem ser feitos sem precisar buscar uma solução de forma presencial. Sabia que é possível resolver pendências com a Receita Federal através de uma plataforma online, o eCAC?
O eCAC é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, um portal que pode ser acessado através do site do governo federal, por meio do espaço virtual da Receita Virtual. Mais de 100 serviços diferentes podem ser acionados por meio do portal, que reúne soluções para pessoas físicas e jurídicas.
Fugir de filas e otimizar o tempo são os principais benefícios de usar o serviço, além da segurança e agilidade que o sistema oferece, já que conta com a proteção da Receita Federal, o que garante o sigilo fiscal de tudo o que é informado.
Para começar, basta criar uma conta gov.br, que é o acesso unificado do governo federal aos serviços públicos digitais integrados com a plataforma do governo. Clicando aqui você confere o passo a passo para criar a conta gov.br. Depois de criar o cadastro geral, basta usar as informações de acesso noPortal eCAC.
Ainda em dúvida se o eCAC pode ajudar? Confira alguns dos grupos de serviços que você encontra por lá: Cadastros; certidões e situação fiscal; cobrança e fiscalização; conveniados e parceiros; declarações e demonstrativos; dívida ativa da União; legislação e processo; pagamentos e parcelamentos; regimes e registros especiais; restituição e compensação; senhas e procurações; Simples Nacional.
A lista completa dos serviços você pode conferir aqui.
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